quinta-feira, 20 de maio de 2010

Unidade 17

Gestão do conhecimento –KM


Denomina-se de capital intelectual o conhecimento adquirido pelos empregados ao longo da permanência numa organização.
Uma das divisões clássicas do conhecimento é em tático e explicito.
Tático: é o conhecimento mais abstrato contido dentro do cérebro humano
Explicito: é o mesmo conhecimento só que externo.


Benefícios

A gestão do conhecimento é um dos fatores estratégicos mais importantes para as empresas.obterem vantagens competitivas dentro de sue nicho de mercado. Através dela a empresa melhora as relações com os clientes, funcionários, fornecedores.

Ferramentas mais utilizadas e KM: internet, intranet, ERP, entre outros

Unidade 16

Grupos de trabalho: WorkGroup x GroupWare

Workgroup

É qualquer grupo de profissionais que compartilhem informações a fim de realizarem suas atividades de forma produtiva e eficaz.

GroupWare

São ferramentas computacionais existentes para facilitar a comunicação, colaboração e coordenação de ação diversas pessoas. Trata-se de uma ferramenta que permitem que as pessoas trabalhem juntas com maior eficiência .

Groupware representa uma evolução das antigas ferramentas do workgroup sendo estas caracterizadas por trazerem tecnologia aplicada e maior produtividade para cada pessoa.

Enquanto workgroup referenciamos mais ao próprio grupo de trabalho e seus utensílios clássicos de trabalho, o groupware refere-se as ferramentas tecnológicas mais adequadas p/ potencializar os recursos.

Unidade 15

Informatização empresarial: CRM e WORKFLOW


CRM

Em português gerenciamento do relacionamento com o cliente, é uma estratégia de negócio que visa entender, antecipar e gerenciar as necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa.
O objetivo do CRM é fidelizar os clientes, aumentandos as vendas, fazendo o máximo possível para resolver seus problemas, tentando criar produtos sugerido por eles e modernizando os projetos de pesquisas.
O ponto negativo é que se a empresa não atualizar sempre seu banco de dados o sistema terá o insucesso.


WORKFLOW

Significa fluxo de trabalho que tem por finalidade automatizar processos, racionalizando-os e consequentemente aumentando sua produtividade por meio de dois componentes implícitos: organização e tecnologia.
Muitas consultorias implementam inicialmente um WORKFLOW p/ racionalizar específicos processos com problemas.

Unidade 14

Reengenharia

É a implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho, visam melhorar, de forma drástica, a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos tais como: custos, qualidade, serviços e velocidade.



ERP ( planejamento de recursos empresariais)



ERP é a tentativa de integrar todos os departamentos e funções empresariais de uma organização, num único sistema de informação, que consiga servi-los de forma eficaz.



Logo, a reengenharia pode ajudar muito no processo de implatação de ERP.



Principas funções empresariais:


Vendas e marketing: vender produtos e serviços da organização

Fabricação e produção: produzir produtos e serviços

Finanças e contabilidade: administrar ativos financeiros e manter registros da operações finaceiras da organização.

Recursos humanos: atrair, desenvolver e manter a força de trabalho da organização.


Sem dúvida, o ERP é um dos principais sistemas que as empresas mais utilizam para controlar suas funções empresariais.

Segue site....

http://www.sit.com.br/SeparataGE0066.htm

Unidade 25

Na unidade 25 abordamos o BPM, conhecido como Administração de Processos e Negócios, que une a gestão de negocio com a tecnologia da informação e é voltado para a melhoria dos processos de negócios da organização.



As ferramentas do sistema monitoram o andamento dos processos de forma rápida e barata, tal que os gestores possam analisar e alterar processos baseados em dados reais não apenas por intuição.

Unidade 13

Ensino a distância x trabalho remoto


E- LEARNING


O e-learning é uma modalidade especifica de ensino a distancia (EaD). O ead é mais amplo por uttilizar de outras mídias sem ser necessariamente as digitais. Para tanto, o e-learning untiliza a infra-estrutura da internet.

Exemplos são as universidades corporativas que são utilizadas normalmente como um recurso das empresas em possibilitar a educação continuada para seus profissionais.

Existem duas formas de capacitar os alunos através da web: síncrono e assíncrono. No síncrono o aluno estará em tempo real com o prof através de chats videoconferências, entre outros, no assíncrono ocorrer em recursos que o aluno estiver disponível email fóruns entre outro.







TRABALHO REMOTO


O teletrabralho caracteriza-se por toda função, que independente de localização geográfica, utiliza de ferramentas de comunicação como: telefone, fax, computadores, email, entre outros para realizar o trabalho e comunicar-se com cliente e/ou empresas.

Existe uma forte tendência mundial ao teletrabalho, devido a influencia das metrópoles, e ao fixação do homemm em sua residência.

Para as empresas existem vantagens como por exemplo redução de custos com mesa computadores, materiais de escritório entre outros.


Segue um artigo bem iteressante:

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/distancias-na-educacao-970867.html

Unidade 12

Internet: e-Business x e-Commerce


No Mercado eletronico existem vários tipos de comércio digital. São eles o Business (B) que representa empresas e o Consumer que representa os consumidores, esses dois tipos irão representar todas as possibilidades de realização de negócios eletrônicos entre empresas e consumidores.


O B2B representa o e-Business que são negócios realizados entre as próprias empresas, O B2C representa o e-Commerce que são empresas oferecendo seus produtos aos consumidores. O C2C são os próprios consumidores realizando negócios com outros consumidores e o C2B são negócios promovidos de consumidores para empresas.



Exemplos de cada um:


B2B transações realizadas entre bancos, indústrias e o comércio.


B2C empresas que oferecem produtos na internet como submarino, polishop, etc


C2C são sites onde consumidores oferecem para os mesmo como leilões virtuais, mercado livre.


C2B são testes realizados em empresas aéreas na relação cliente empresa.


De forma oposta, o e-commerce movimenta um alto numero de transações diariamente realizadas pelos consumidores comprando mercadorias de relativo valor. Embora tenha a quantidade de transações superior ao e-business, o volume é inferior ao B2B.



Um site...


http://www.webcriacoes.com.br/artigo.php?cod=4

Unidade 24

Quando falado de convergência tecnológica destaca-se os três principais elementos-

Serviços e aplicações- Redes- Terminais.





Serviços e aplicações- Que são nada mais que os processos de comunicação tanto empresariais como pessoais, como e-mail, radio, TV, celular.

Redes- A rede abrange diversas coisas, desde uma rede de energia elétrica ate uma rede de televisão, hoje a convergência tecnológica caminha rápido para as redes de IP,uma conhecida rede de IP o Skype.

Terminais- são como dispositivos, o celular atualmente e o mais conhecido, os celulares são os que mais sofrem o impacto das convergências tecnológicas, por exemplo hoje ja temos o conhecido smartphone que e a junção do palm com um celular comum.



Curiosidades:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Converg%C3%AAncia_tecnol%C3%B3gica

Unidade 23

A automação dos GED- Gerenciamento Eletrônico de Documentos


Um automação de um escritório seria uma área mais complicada da automatização entrar, trocar todos aqueles papeis de um escritório tradicional, por uma tecnologia, a única saída seria o uso do GED. A empresa contratada por aplicar o GED em uma empresa se responsabiliza por guardar os documentos em uma área não tão nobre ( Normalmente em pequenas cidades do arredor), os documentos são digitalizados e indexadas para formarem um tipo de biblioteca digital.


Unidade 22

A automação bancaria e a mais evoluída no setor da automação, uma vez que temos toda a comodidade de chegar a um caixa eletrônico e fazer tudo que precisamos, como depositos, saques, pagamento de contas, empréstimos, etc.




Esses terminais chamados ATM, conhecidos como caixa eletrônico, são responsáveis por alimentar os Mainframes ( Computadores de Grande Porte) e que por sua vez irão alimentar o Banco de Dados do Banco, esse sistema e conhecido como SIT.


Mostra a figura abaixo:



O sistema de informação transacional são caracterizadas por:

- Grande quantidades de dados de entrada e saída

- Necessidade de processamento eficiente

- Capacidade de entradas/ saídas rápidas

- Alto grau de repetição no processo

- Necessidade de auditoria

- Alto potencial de problemas relacionados com segurança

- Impacto grave e negativo em caso de falha

Segue um link interessante que fala um pouco sobre esta automação:

http://www.itautec.com.br/iPortal/pt-BR/635f0689-c5a8-43ed-8e5d-8181c0ba26a4.htm

Unidade 21

A automação comercial trata-se da área de vendas, que hoje já e uma área reforçada pela automação como o uso de notebooks, handhelds.

Hoje por exemplo existe um sistema de Radio (nextel) que permite a comunicação imediata dos fornecedores com os produtos e os responsáveis da entrega aos consumidores, por exemplo, um cliente não esta em casa na hora da entrega do produto, o entregador contata a loja responsável para que seja feita a localização do cliente, e isso e feito por um simples contato. Essa tecnologia faz com que o entregador não perca a entrega, não gaste mais gasolina e agiliza a entrega.


Esse mesmo processo pode ocorrer também sem uma comunicação por voz, e sim utilizando o WAP. Ou seja, todas essas funções temos em um único aparelho, o celular.



Como citado na aula, as automações de venda crescem disparada, hoje já e projetado caixas de mercado com uma conexão ao estoque, por exemplo, eu compro 3 carros e a loja disponibiliza 4, quando eu efetuo a compra dos 3 carros o estoque automaticamente fica com 1 carro e já contata o fornecedor pra providenciar mais para que não fique com o estoque mínimo.

Segue um site que vende essa tecnologia:

http://www.palmobject.com.br/index.html

Unidade 20

A Automação tem 3 ramos que são:

Industrial

Comercial

Serviços



No geral, eles têm por principal objetivo o processo, os ativos de produção.


Computadores se tornaram a base da automação, a origem do computador vem da necessidade de automatizar os cálculos. Que antes era realizada por ábacos




Cada Sistema de automação e composto por 5 elementos:

Automação- Prove ao sistema energia para atingir determinado objetivo

Sensoriamento- Mede o desempenho do sistema de automação

Controle- Utiliza as informações dos sensores para regular, controlar os dispositivos

Comparador- Elemento que permite comparar valores medidos com valores pré- estabelecidos e que servem para a tomada de decisão de quando e como atuar

Programas- contem as informações de processo e permitem controlas as interações entre os diversos componentes


Porem a automação traz alguns impactos para a sociedade, como:

-Aumento de desemprego, principalmente para as pessoas de baixa qualificação

-Experiência de um empregador tem vida curta

-Fim de alguns tipos de emprego

-Sociais e psicológicos em decorrência da submissão as ritmos da automação

Segue link com um video sobre a automação bem legal de conferir...

http://www.youtube.com/watch?v=e7iMJtDW6KM

Unidade 2

Hoje a tecnologia de informação além de essencial pode alterar o dia-dia de qualquer empresa, isso acaba gerando de forma indireta a criação de novos produtos, serviços e ate mesmo estratégias para atrair novos consumidores e fornecedores. A vantagem competitiva é muito importante, a disputa no mercado exige novas criações aumentando a possibilidade de conquista e logicamente a força da empresa, tais como a fidelização dos cliente, preços acessíveis, qualidade de serviço.

Visão geral das Tecnologias aplicadas ao SI

As empresas tradicionais foram mudadas pelos seguintes fatores:

Globalização



Era do Conhecimento



Internet




Tecnologia da informação

Acredita-se que todas as empresas sejam transformadas em uma possível empresa digital em um futuro remoto

Saiba Mais :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informa%C3%A7%C3%A3o

Unidade 1

A primeira unidade buscou apresentar o elo entre o conhecimento de SI e sua importância dentro da empresa. Como o próprio nome já diz, o SI nada mais é do que a informação e o principal objetivo é planejar, tratar e fornecer informações para sustentar a organização.











Hoje a Tecnologia envolvida no Sistema de Informação garante qualquer sucesso profissional globalizado, já paramos pra pensar o quanto a tecnologia já mudou os dias?


Os Livros viraram arquivos na internet, os CDs viram musicas baixadas, os arquivos onde existiam bilhões de papeis preenchidos manualmente sobre a organização viraram um banco de dados, mas vale lembrar que apesar das alterações os livros, CDs, arquivos e etc. não foram esquecidos.



As chamadas empresas digitais mostram como o SI influencia em novos modelos empresariais, tal como as Empresas Virtuais, a integração digital engloba todo o vinculo entre a empresa, consumidores, fornecedores, planejadores, hoje é impossível não notar quando uma empresa está fora da tecnologia.



Segue um site bem interessante que fala sobre a empresa digital-

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/788/a_empresa_digital_comercio_e_negocios_eletronicos

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Unidade 10

Internet: Web 2.0 x Internet 2.0

Objetivo: Compreender a diferença entre as várias tecnologias da Internet
Em um curto espaço de tempo a Internet já mudou a vida de várias pessoas tanto no pessoal quanto no profissional.
Na nuvem azul da figura abaixo, está representado o conjunto de roteadores existentes na rede mundial, interligando os países, e temos na periferia as principais aplicações usuais da Web.



Um roteador, a grosso modo, pode-se definir como, análogo a um guarda de trânsito inteligente, que direciona os diversos pacotes para as vias de melhor tráfego.

No início das telecomunicações, a mídia uma vez ocupada, ficava bloqueada enquanto estava em uso, e nenhum outro usuário conseguia utilizá-la. Com o avanço da tecnologia, evoluiu-se da “comutação de circuitos” para a revolucionária “comutação de pacotes”. Ou seja, divide-se tudo o que os usuários irão encaminhar em pequenos pacotes misturando-os, e consegue-se assim compartilhar simultaneamente a mídia para todos esses usuários.

Hoje em dia um termo muito utilizado na Web é o download, um processo de baixar arquivos, músicas e dados da grande rede.
O inverso do download é o upload: O upload na verdade ocorre a todo momento que estamos navegando na Web, no entanto, não percebemos. E é graças ao estudo da quantidade de uploads que fazemos, é que o SPEEDY, ou mesmo um VIRTUA, somente para citar dois representantes dessa tecnologia, conseguem dimensionar as tais “bandas largas”


Web 2.0 x Internet 2.0
O termo Web 2.0 foi criado por Tim O'Reilly, entusiasta do Software Livre, em outubro de 2004, com a seguinte definição adaptada: "... é a mudança para uma “nova” Internet como plataforma, e o entendimento das regras para obter o sucesso nesse novo ambiente. Uma das regras mais importantes é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da grande rede, tornando-os melhores, e à medida que mais pessoas os utilizem, aproveita-se da Inteligência Coletiva".



Com isso vemos hoje a nova geração da informática!
Essa evolução foi tão significativa, que permitiu a criação de aplicativos extremamente análogos com aqueles que rodam em computadores pessoais, sem a necessidade de nenhuma instalação adicional.
Um destaque adicional damos para as atuais interfaces gráficas. Enquanto, no antigo DOS tínhamos uma típica interface 1D, podendo somente navegar na horizontal, avançamos para as de 2D (duas dimensões) no Windows. E atualmente, podemos através de um “filhote” da Web 2.0, o famoso SECOND LIFE (www.secondlifebrasil.com.br) navegar e literalmente voar numa interface 3D. Num curto espaço de tempo todos esses recursos farão mudar a nossa forma de explorar a Internet.



SAIBA MAIS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0

sábado, 8 de maio de 2010

Unidade 9

Empresa Tradicional, Mista, Virtual e Digital

A próxima figura ilustra, muito bem, a trajetória das empresas ao tentarem se adaptarem a tantas mudanças tecnológicas:




Empresa Tradicional: Uma empresa tradicional é aquela Clássica, baseada no mundo do papel, mas estas já não sobrevivem mais nos dias de hoje se não tiverem “um pé” na WEB como as empresas virtuais.

Empresa Virtual: Como o próprio nome já diz, empresas virtuais são aquelas que mantém seus negócios exclusivamente pela Internet, como o Submarino por exemplo

Empresa Mista: Um bom exemplo de empresa mista é as Americanas que mantém lojas em shoppings, Internet ou em ruas mesmo.


E é devido basicamente a quatro fatores que estão provocando as
empresas fazerem essas mudanças. São eles:

-GLOBALIZAÇÃO
-ERA do CONHECIMENTO
-TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO (TI)
-INTERNET

Esses fatores estão sendo muito "pesados" para as empresas. Elas tem que adaptar-se rapidamente a esses fatores para não extinguirem, como os antigos dinossauros. E a saída é
utilizar os vários recursos computacionais já disponíveis.


SAIBA MAIS
http://www.janelanaweb.com/manageme/virtualorg.html

Unidade 8

O que é um Processo de Negócio ?

Um Processo de Negócio (Business Process) é a base de estudo dos Sistemas de Informação.
Os processos empresariais têm como elementos: custo, prazos, qualidade de produção e
satisfação do cliente.
Quando há redução de custos ou melhoramento na satisfação de clientes, melhora-se todo o processo em si.

Nesta figura podemos ver como funciona um Sistema Genérico:





Temos a Entrada(Input), o quadro amarelo após a entrada é o Processamento e a Saída(Output). Ou seja, todo o processo é necessário uma entrada, seu processamento e sempre terá uma ou mais saídas.
O feedback é o retorno que você obtém passando pelas fases, é através dele que se ajusta a entrada e a saída com base no Sensor que vai automaticamente corrigir o Sistema.

Um bom exemplo que pode ser comparado é o ar condicionado, que através do sensor percebe se a temperatura está muito alta ou baixa, sendo assim quando a temperatura está muito baixa ele desliga automaticamente o motor de refrigeração.


Sistemas de Informações Gerenciais (S.I.G.)

O sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garantindo uma estruturação de gestão diferenciada.
Dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão.

Os benefícios que esse Sistema traz para uma empresa é incalculável, alguns exemplos que podem ser citados são:
•Redução dos custos das operações;
• Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
• Melhoria na produtividade;
Mas para a empresa “usufruir” destes benefícios precisam ser analisados alguns aspectos:
• O envolvimento da alta e média gestão;
• A competência por parte das pessoas envolvidas com o SIG;
• O uso de um plano mestre ou planejamento global;
• A atenção específica ao fator humano da empresa;

Conclusão:
O sistema de informação gerencial possibilita fazer um acompanhamento das rotinas
econômico-financeiras, proporcionando um panorama seguro da organização e uma melhor alocação de investimentos, constituindo um grande diferencial para a empresa. A geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis para o processo de tomada de decisão garante uma estruturação de gestão diferenciada, resultando em vantagem competitiva sobre as demais empresas.
A utilização de tecnologias de última geração e a melhor prática em software possibilita a construção e aplicações superiores em prazos bastante agressivos, capazes de atender desde pequenos a grandes volumes de utilização. O sucesso é garantido pela velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões. Neste contexto, as empresas têm como grande aliado os sistemas de informação gerencial, os quais proporcionam benefícios significativos na gestão da empresa viabilizando a geração de relatórios de apoio ao processo decisório.Quando a empresa tem uma estrutura organizacional sólida, um futuro traçado, e sabe utilizar os recursos oferecidos pela Tecnologia de Informação e sistemas de informação, o sistema de informação gerencial só tem a agregar benefícios à gestão empresarial na tomada de decisões.

Unidade 7

Elementos Básicos dos Sistemas de Informação: Processos, Pessoas e
Tecnologia


O objetivo desta unidade é definir os elementos básicos de um Sistema de Informação



Em uma organização empresarial os elementos básicos que são nescessários quanto aos Sistemas de Informação são:
Pessoas,Processos e Tecnologia:

Pessoas: pessoas inclui todo o tipo de funcionário da empresa, direta ou diretamente, terceiros entre outros.
Cada uma dessas pessoas tem um papel importantíssimo na empresa no processo que disponibiliza bens e serviços, diferentemente de POEPLEWARE que são pessoas com o maior contato em recursos tecnológicos

Processo: são operações que tem todo um procedimento, preparação e métodos pré-elaborados, aonde se ganham bens e serviços

Tecnologia: é todo o suporte na parte técnica, para ajudar o Sistema de Informação.(máquinas,computadores,etc..)


SAIBA MAIS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_de_informa%C3%A7%C3%A3o

quarta-feira, 24 de março de 2010

Aula 18/03

Banco de dados: São dados organizados, para atender a muitas aplicações, minimizando dados redundantes.



Bit: É a menor quantidade de informação. "Ligar/Desligar"

Byte: Junção de bit's para um fim.
Ex:
Texto = 8bit's 1byte
Imagem = bitmap
Vídeo = imagem repetida 24x por milesegundos



Campo e Registro: exemplo é o Excel.

Arquivo: é um conjunto de tabelas.

Todas essas informações resultam em um Banco de Dados.

Datawarehouse: junção de varios bancos de dados, hardware, e software consolidados.

Datamining: é a "mineração" dos dados.

Ontologia: Busca oque vc tem mais interesse. Para quem quer descansar uma rede para deitar, para quem quer pescar outro tipo de rede.



Hardware: é a parte física, o equipamente, (é o que chutamos).

Software: São os programas que detalham o que o hardware deve fazer, (é o que xingamos).

People: São todas as pessoas que utilizam direta ou indiretamente dos equipamentos.

Netware: É a rede, ex: internet.



Tipos de Rede:




Saiba mais:
"http://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware"
"http://pt.wikipedia.org/wiki/Software"
"http://pt.wikipedia.org/wiki/Peopleware"
"http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados"

Indicações:
"http://www.hfh.com.br/index_files/Page519.htm"
"http://www.endeavor.org.br/"

sexta-feira, 12 de março de 2010

Aula 11/03

Nesta aula foi abordada a "pirâmide do conhecimento", que consiste em: Dados, Informação, Conhecimento e Sabedoria.



Foi usado um "dado" para exemplificar cada nivél.

Dados - neste nivél se reconhece qual a forma do dado, do que ele é feito, no geral todas as caracteristicas que o indentifiquem como um dado.



Informação - Os números são posicionados propositalmente, para que os lados opostos somem o valor sete, outra informação é que serve para balancear os dados para que ele não fiquem viciados.


Conhecimento - Usar as informações que se tem para gerar um conceito, como entender qual a maior probabilidade de cair uma combinação jogando 2 dados. É o 7.


Sabedoria - Foi difícil encontrar uma forma de definir, mas ficou entendido que, sabedoria é usar todo conhecimento acumulado, e aplica-lo de forma que haja benefício ou retorno, reconhecendo assim causa e efeito das aplicações.