quarta-feira, 12 de maio de 2010

Unidade 10

Internet: Web 2.0 x Internet 2.0

Objetivo: Compreender a diferença entre as várias tecnologias da Internet
Em um curto espaço de tempo a Internet já mudou a vida de várias pessoas tanto no pessoal quanto no profissional.
Na nuvem azul da figura abaixo, está representado o conjunto de roteadores existentes na rede mundial, interligando os países, e temos na periferia as principais aplicações usuais da Web.



Um roteador, a grosso modo, pode-se definir como, análogo a um guarda de trânsito inteligente, que direciona os diversos pacotes para as vias de melhor tráfego.

No início das telecomunicações, a mídia uma vez ocupada, ficava bloqueada enquanto estava em uso, e nenhum outro usuário conseguia utilizá-la. Com o avanço da tecnologia, evoluiu-se da “comutação de circuitos” para a revolucionária “comutação de pacotes”. Ou seja, divide-se tudo o que os usuários irão encaminhar em pequenos pacotes misturando-os, e consegue-se assim compartilhar simultaneamente a mídia para todos esses usuários.

Hoje em dia um termo muito utilizado na Web é o download, um processo de baixar arquivos, músicas e dados da grande rede.
O inverso do download é o upload: O upload na verdade ocorre a todo momento que estamos navegando na Web, no entanto, não percebemos. E é graças ao estudo da quantidade de uploads que fazemos, é que o SPEEDY, ou mesmo um VIRTUA, somente para citar dois representantes dessa tecnologia, conseguem dimensionar as tais “bandas largas”


Web 2.0 x Internet 2.0
O termo Web 2.0 foi criado por Tim O'Reilly, entusiasta do Software Livre, em outubro de 2004, com a seguinte definição adaptada: "... é a mudança para uma “nova” Internet como plataforma, e o entendimento das regras para obter o sucesso nesse novo ambiente. Uma das regras mais importantes é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da grande rede, tornando-os melhores, e à medida que mais pessoas os utilizem, aproveita-se da Inteligência Coletiva".



Com isso vemos hoje a nova geração da informática!
Essa evolução foi tão significativa, que permitiu a criação de aplicativos extremamente análogos com aqueles que rodam em computadores pessoais, sem a necessidade de nenhuma instalação adicional.
Um destaque adicional damos para as atuais interfaces gráficas. Enquanto, no antigo DOS tínhamos uma típica interface 1D, podendo somente navegar na horizontal, avançamos para as de 2D (duas dimensões) no Windows. E atualmente, podemos através de um “filhote” da Web 2.0, o famoso SECOND LIFE (www.secondlifebrasil.com.br) navegar e literalmente voar numa interface 3D. Num curto espaço de tempo todos esses recursos farão mudar a nossa forma de explorar a Internet.



SAIBA MAIS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0

0 comentários:

Postar um comentário